quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Como funcionam as correntes marinhas? - Parte I

Por Tatiana Maria

(Voltando após três dias desaparecida! Estive mergulhando esses dias, o que no meu caso é sinônimo de não poder ler nada durante algum tempo – por incrível que pareça, eu ainda consigo ficar mareada muitas horas depois de ter saído de um barco. Ossos do futuro ofício.)

O bê-a-bá sobre correntes marinhas

Todo mundo sabe que é preciso se agasalhar muito bem para se proteger do frio nas regiões de latitudes altas, e por outro lado é preciso adotar roupas bem mais leves para suportar o calor das regiões tropicais. Mas poderia ser pior! As condições climáticas poderiam ser bem mais extremas em locais como Brasil ou Escócia, por exemplo. E por que não o são?

Por causa das correntes marinhas! Primeiro, entenda o oceano como uma gigantesca porção de água salgada que se movimenta em diferentes direções e velocidades, formando verdadeiros "rios" em pleno oceano. Estes "rios" são as correntes, que são bastante importantes para a regulação do clima em todo o globo – inclusive nos continentes. E a dinâmica da circulação oceânica se torna simples de entender quando percebemos que é um movimento causado pela ação de três mecanismos naturais: os ventos, o efeito da rotação no planeta Terra e as diferenças de densidade entre as camadas d'água.

As correntes oceânicas podem ser divididas em duas categorias, de acordo com a força principal que as faz circular: superficiais são as correntes que se movimentam por conta do atrito com o vento; já as profundas são correntes cuja força para circular vem das diferenças de densidade entre as massas d'água.

Quanto maior a densidade, maior tendência a massa de água terá de afundar. A densidade, por sua vez, é determinada por dois fatores: temperatura e salinidade quanto mais fria e salina a água for, mais densa ela é; quanto mais quente e diluída, menor sua densidade.

Assim, logicamente, as águas mais quentes e diluídas ocorrem acima das águas mais frias e salinas, formando a circulação termo-halina, nome que é dado devido às influências da temperatura e salinidade na densidade das águas oceânicas. O oceano inteiro está envolvido nesta lenta circulação, que responde pela maior parte do movimento horizontal de água do mar e pela circulação do oceano como um todo.

E, finalmente, o que as correntes marinhas têm a ver com o clima?

Tudo! Pois as correntes oceânicas têm o papel de transferir calor das regiões de baixas latitudes para regiões de altas latitudes (pelas correntes quentes superficiais) e vice-versa (pelas correntes densas e fundas).

O circuito começa quando as águas superficiais saem do Equador com a ajuda dos ventos e chegam aos locais perto dos polos, onde o ambiente é super adequado para que elas se esfriem, pois a temperatura do ar é baixa e ocorre a formação do gelo marinho. A água do mar, ao congelar, libera sal, o que aumenta a salinidade da água líquida, aumentando por isso a densidade. Mais densa (salina e geladíssima), a água afunda e flui dos polos para o Equador, onde será aquecida por conta de uma maior incidência solar nessa região, se tornará menos densa e voltará para a superfície, sendo levada pelos ventos para os polos. Ciclo completo!

O que está implícito é que grande parte do calor perdido pela água próximo aos polos é transferido para o ar, sendo distribuído às regiões continentais mais próximas, como alguns países da Europa – o que faz com que os europeus não morram (literalmente) de frio. Por outro lado, as correntes densas e fundas que se dirigem às regiões tropicais (um bom exemplo é a Corrente de Humboldt) trazem consigo águas mais frias para amenizar o calor destes locais. Assim, você pode dizer que a circulação oceânica atua como um ar-condicionado global! Não é incrível?

Até o próximo post da série!

_

Como funcionam as correntes marinhas? - Parte II

Como funcionam as correntes marinhas? - Parte III

3 comentários:

  1. Super satisfatoriamente explicativo e didático...

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua didática, ótima explicação para leigos curiosos e para uma menininha de 8 anos que adora documentários e é avida por respostas.

    ResponderExcluir